DCIM100GOPROGOPR0020.

O complexo Aldeia das Águas Park Resort, em Barra do Piraí/RJ, há 120 km da capital do Estado, que agrega hotéis e um parque aquático, iniciou na indústria de tempo compartilhado há alguns anos com o seu vacation club, mas hoje comercializa frações imobiliárias do empreendimento Quartier das Águas.

 

De acordo com o diretor executivo do Aldeia das Águas, Valmir Ferreira, o fractional é mais compreendido e mais atraente para o público brasileiro, com a ideia de ter uma residência de férias com serviços hoteleiros. ”Pelo perfil do mercado brasileiro, que enxerga uma complexidade muito grande em um produto de timeshare, diante da simplicidade e segurança de um produto de fractional”, afirma o diretor da Aldeia das Águas.

 

Segundo Ferreira, a mudança de vacation club para cotas imobiliárias foi necessária ”para adequar o produto aos anseios dos nossos clientes, pois a percepção de valor do nosso cliente em relação ao produto fractional é maior do que ele tinha em relação aos produtos de timeshare”.

 

O vacation club do Aldeia das Águas iniciou a operação em 2012 e a comercialização das frações teve início em setembro de 2015, assim, Ferreira conta que que alguns clientes que adquiriram programa de férias do Aldeia das Águas assistem a apresentação do fractional. ”Notamos que a necessidade final de férias e lazer é continua a mesma, porém a segurança e tranquilidade em relação ao produto que está sendo oferecido agora é maior do que ele tinha em relação ao timeshare, melhorando assim a efetividade nas vendas”.

 

Outro fator que foi percebido pela diretoria do Aldeia das Águas, é o índice de cancelamentos e inadimplência, que visivelmente os produtos de fractional são menores que com os produtos do vacation club.

Move_Producoes_4

Vacation club foi muito importante

 Apesar de ter chegado ao fim, a experiência com o vacation club foi importante para o Aldeia das Águas. ” Por nos dar a oportunidade de conhecer esse mercado e seu potencial, além de abrir o caminho para a operação de fractional que temos hoje”, conta Ferreira.

 

O Aldeia das Águas Park Resort iniciou a operação de tempo compartilhado em 2012 estrategicamente para combater a sazonalidade na hotelaria. ”Os altos índices de retorno vislumbrados na operação também contribuíram para a decisão de ter um vacation club no complexo”, diz o diretor executivo.

 

Hoje, segundo Ferreira, a sazonalidade não é mais um problema como era em 2012, por isso é possível um novo produto, o fractional. ”Quando o vacation club foi criado o cenário da hotelaria era diferente, pois as atrações do resort eram praticamente todas aquáticas, assim não tínhamos atrações suficientes para manter a demanda no inverno”.

 

O diretor executivo conta que hoje o Aldeia das Águas conta com o parque aquático com 17 piscinas, além de atrações como piscina de ondas e toboáguas, e algumas destas aquecidas; dois hotéis; e o centro de convenções com um auditório para 800 pessoas e mais 12 salas de diversos tamanhos que comportam mais de 900 pessoas.

Valmir Ferreira, diretor executivo do Aldeia das Águas.

Valmir Ferreira, diretor executivo do Aldeia das Águas.

 

Equipe de vendas formadas por pessoas da região

Daniel Silva, diretor da Timeshare Brasil.

Daniel Silva, diretor da Timeshare Brasil.

A comercialização do empreendimento Quartier das Águas é responsabilidade da empresa Timeshare Brasil, uma consultoria em tempo compartilhado. O diretor da consultoria, Daniel Silva, conta que serão comercializadas cerca de 400 frações imobiliárias do Quartier das Águas, que já está pronto e sendo usado por quem já adquiriu as cotas. Ainda esse ano, a Timeshare Brasil e o Aldeia das Águas começarão a comercialização de outro empreendimento, o Imperium das Águas, com mais de 2.000 cotas.

 

Segundo Daniel Silva, a grande diferença em relação a mudança do vacation club para o fractional foi o tipo de venda. Ele diz que a argumentação dos consultores é para que os clientes adquiram uma segunda residência.

 

A comercialização das frações depende muito da ocupação dos hotéis e parques, pois não há captação de clientes fora das dependências do complexo, como nas ruas ou com parcerias junto a outros estabelecimentos. A região em que o Aldeia das Águas está localizado é o chamado Vale do Café, que corresponde cidades no sul do Rio de Janeiro e algumas de São Paulo. Os turistas que visitam o complexo são dessa região, de cidades na divisa entre Rio de Janeiro e Minas Gerais e também da própria capital fluminense.

 

Daniel Silva afirma que uma grande conquista para a consultoria foi conseguir montar e treinar uma equipe formada em sua maioria por pessoas da própria região que está localizado o Aldeia das Águas, em Barra do Piraí e Volta Redonda. Ele explica que o jeito de vender muda de local para local no país, pois cada região tem suas próprias características e as argumentações de venda podem ser diferentes também.

 

Além da parceira com o Aldeia das Águas Park Resort, a Timeshare Brasil também comercializa cotas imobiliárias para o Grupo Lagoa Quente, em Caldas Novas.