Edson Cândido

Edson Cândido

 

O gerente geral do Rio Quente Vacation Club (RQVC), o programa de tempo compartilhado do Rio Quente Resorts, Edson Cândido, assumiu há pouco tempo esse novo desafio, de liderar o maior programa de timeshare do Brasil, mas já está conseguindo imprimir a sua marca na gestão do vacation club.
  

 

 Ele chegou ao Grupo Rio Quente em 2010, com a missão de estruturar o Customer Service da unidade de negócio Vacation Ownership. Em pouco tempo, esta virou uma das maiores e mais completas áreas de atendimento e relacionamento com o cliente, com alto índice de satisfação.

 

Nos últimos anos, assumiu as operações do Rio Quente Vacation Club, no cargo de gerente nacional de vendas, dedicando-se a desenvolver estratégias para  garantir a sustentabilidade do negócio de time share da companhia, além de formar novos gestores preparados para os desafios futuros   Nessa entrevista, Cândido explica porque o RQVC é uma referência no Brasil e o maior formador de profissionais para o mercado de tempo compartilhado.

 

 

O Rio Quente Vacation Club é o mais antigo programa de timeshare na hotelaria brasileira. A que se deve essa longevidade?      
Acreditar no produto que vendemos é o principal segredo de sucesso do RQVC. Além disso, a expertise de nossos associados é também uma peça chave para a longevidade do programa.

Qual a importância do RQVC para o Grupo Rio Quente?
RQVC é de grande importância para o Grupo Rio Quente por ser um grande pilar de crescimento para toda a empresa. Por ser o maior clube de férias da América do Sul e líder no segmento no país, o RQVC dá destaque para as qualidades do resort e também do programa de férias.

   Qual a importância do RQVC para o mercado de tempo compartilhado no Brasil?
Por sermos o maior clube de férias da América do Sul e também líder no segmento no País, o RQVC colabora para que o mercado de tempo compartilhado brasileiro seja ainda maior, ganhando destaque também nos programas de férias internacionais e atraindo estrangeiros para conhecerem as belezas do Brasil.

 O RQVC é reconhecido por ser um formador de talentos, muitos dos profissionais que são destaques no mercado brasileiro já tiveram uma passagem pelo RQVC. Como suprir perdas profissionais para não perder a qualidade dos serviços? Como uma empresa deve trabalhar para reter profissionais? Faltam profissionais qualificados para a área de tempo compartilhado no Brasil?

Nossos associados recebem treinamento e preparação de qualidade para trabalhar com excelência, sempre mantendo nosso padrão de serviço e atendimento aos clientes, dessa forma conseguimos suprir as eventuais perdas profissionais. Para reter talentos, buscamos sempre reconhecer o esforço de cada um, oferecer planos de carreira, estimular a troca de ideias e criar oportunidades para ouvir a todos.
O mercado de tempo compartilhado no Brasil tem apresentado um rápido crescimento nos últimos anos, o que vem gerando cada vez mais profissionais qualificados para a área. O setor está em crescimento, então novos e melhores profissionais vêm crescendo junto.

O RQVC já atravessou momentos de crescimento e crise econômica. Qual o conselho  daria para os empreendedores e demais profissionais na indústria de tempo compartilhado, e hotelaria em geral, para passar por esse momento econômico do país?
Acredito que a confiança no que se faz é essencial para o sucesso, independente da situação econômica do país. O Brasil agora está passando por muitas mudanças, mas as pessoas ainda saem de férias, ainda viajam e ainda podem adquirir produtos direcionados para as famílias. O conselho é esse: tenha confiança que seu produto é importante na vida de seu público, saiba como atingi-lo e mantenha o sucesso.

Por muitos anos, o RQVC foi o único vacation club na região de Caldas Novas e Rio Quente, mas nos últimos anos houve uma explosão de empreendimentos de frações imobiliárias, que apesar de terem as suas diferenças, o público-alvo é o mesmo. A concorrência atrapalha o RQVC?
Acredito que a concorrência seja saudável para o RQVC. Além disso, os novos programas de tempo compartilhado colaboram para a divulgação de todos os programas que existem na região e o RQVC se destaca pela sua qualidade e tradição.

 Em sua opinião, qual o motivo de tempo compartilhado ter se desenvolvido mais na região de Caldas Novas e Rio Quente do que em outros destinos turísticos brasileiros?
Caldas Novas e Rio Quente possuem o diferencial das águas quentes naturais, e se destacam também por não ser parte do litoral brasileiro, chamando a atenção para novas opções de divertimento em família com preços menos explorados do que as regiões litorâneas do país.