Gabriel Richaud conta como o mundo digital muda os hábitos dos consumidores e, consequentemente, dos negócios


Como a internet afeta os consumidores e negócios foi o tema da palestra ‘’Mundo Digital’’, de Gabriel Richaud, diretor da IAB México, no LASOS (Latin American Shared Ownership Summit), evento promovido pela RCI (Resorts Condominiums International, que acontece entre os dias 17 e 19 de outubro, no Hotel Intercontinental, localizado em Buenos Aires, Argentina.

 

O palestrante Gabriel Richaud iniciou a palestra com a definição de internet. ‘’Sistema de computadores interligados’’, disse. ‘’Mas esse conceito mudou em dez anos, com o lançamento do primeiro smartphone’’.

 

De acordo com ele, internet representa uma evolução nos meios de comunicação, mas ainda há muitos consumidores que preferem meios off-line, como televisão ou jornais impressos. Já outros, segundo ele, apenas acessam os meios digitais.

 

‘’Internet é uma disrupção dos modelos de negócio’’, definiu Richaud.

 

Consumidores

 

Porém, como esclareceu Richaud, o mais importante de toda a revolução causada pela internet é a atividade dos usuários nos meios digitais. ‘’Houve mudanças de comportamentos de consumo e padrões de compra’’.

 

Segundo o palestrante, os três setores mais atingidos por essas mudanças são: produtos, como compra artigos eletrônicos; estilo de vida, como viagens, música e filmes; e serviços, como transportes.

 

Para Richaud, esse novo comportamento também leva para uma nova definição de marketing. ‘’Estamos evoluindo para um marketing interativo e personalizado, orientado para o consumidor’’.

 

Ele apontou algumas mudanças no mercado e padrões de consumo, não apenas com compras online, mas empresas que investiram em análises de dados para lançarem produtos personalizados para os clientes. Empresas como Netflix, Airbnb e Amazon.

 

Comunicação interativa

Richaud apontou que a tendência é para que a comunicação nas plataformas digitais seja cada vez mais interativa, em que os consumidores participem do processo em tempo real, seja em programa de televisão, shows, filmes, etc.

 

De acordo com o palestrante, há quatro ações para serem tomadas para ter um marketing interativo e personalizado em empresas: capacitar e certificar; alinhar estratégia e objetivos digitais; colaboração em vez de concorrência; e construir experiências.

 

  • A Revista Turismo Compartilhado cobre o LASOS 2017 a convite da RCI Brasil.
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