• Marina Barbosa

A importância de manter uma boa reputação online foi tema de uma das palestras do ADIT Share 2018, evento realizado entre os dias 18 e 19 de junho no Enotel Porto de Galinhas, em Pernambuco. O painel contou com a participação de Fabiana Leite, da RCI Brasil; Gisele de Paula, do Reclame Aqui; e Andreia Assunção e Adriana Coelho, fundadoras do grupo Viajando pela RCI, do Facebook,  e mostrou que gerar bons comentários na internet é um dos fatores que podem garantir o sucesso de um negócio.

Fundadora do grupo Viajando pela RCI, que reúne mais de 11 mil pessoas no Facebook, Andreia Assunção explicou que o setor de propriedade compartilhada ainda tem poucas fontes de informação disponíveis na web. E muitas delas ainda são negativas. Ela mesma, quando comprou seu primeiro produto deste segmento, só encontrou críticas quando fez uma busca pelo tema na internet.

Andreia Assunção

“Eu me assustei, mas percebi que havia algo de errado. Não podia ser só isso. Por isso, criei um grupo para compartilhar experiências com outros usuários”, contou Andreia, dizendo que encontrou muitas outras pessoas com dúvidas sobre os serviços de timeshare e propriedade compartilhada na rede.

Para a outra fundadora do grupo, Adriana Coelho, falta uma troca de experiências e um suporte maior na venda e no pós-vendas. ”Então, muitas pessoas entram no grupo reclamando. Muitas dessas pessoas, porém, passam a nos ajudar quando esclarecem suas dúvidas”.

Andreia e Adriana contaram que, por conta dessa problemática, elas tentam trocar experiências entre usuários dos produtos da RCI no grupo que criaram no Facebook. A ideia é que os participantes contem as suas experiências de férias, dizendo o que foi bom e o que foi ruim, para ajudar  os outros usuários a tomar decisões e planejar suas próximas férias. “A gente tem credibilidade por não trabalhar para a RCI”, pontuou Adriana.

Adriana Coelho

Ela admitiu, por sua vez, que, com o crescimento do grupo, foi preciso recorrer à assessoria do RCI. “O grupo começou a tomar grandes proporções. E, como o mercado tem muitos produtos e nós não somos profissionais de turismo, passamos a direcionar as dúvidas para vendedores da RCI”, explicou, dizendo que isso melhorou a forma com que muitas pessoas olham a empresa.

As duas concluíram, então, que as empresas precisam apresentar seus produtos de forma mais clara no momento de venda e não deixar de esclarecer as dúvidas dos seus clientes no pós-vendas para que essas reclamações deixem de ser registradas na internet. “É preciso ter vendas mais claras e transparentes para que os clientes perceberem que este é um negócio confiável. Então, abracem seus clientes na venda e no pós-vendas”, recomendou Andreia.

Avaliação no Reclame Aqui

Gisele de Paula

Representante do Reclame Aqui, Gisele de Paula reconheceu que é possível ter uma boa avaliação na internet, mesmo com a possibilidade de os clientes escreverem tudo que o desejam na rede. “A Gramado Parks é a única empresa do segmento que está com avaliação ótima no Reclame Aqui e é um exemplo real de que é possível manter a satisfação do cliente e controlar os índices de inadimplência e cancelamento”, revelou Gisele, lembrando que as empresas podem moderar os comentários do Reclame Aqui.

“É preciso entender as regras do jogo para poder jogar. E também é importante ter uma venda mais transparente. O bom atendimento é fundamental para a fidelização do cliente”, concluiu Gisele.

Representando a RCI no painel, Fabiana Leite afirmou que a empresa está atenta a essas necessidades. “A gente já entende que, para manter uma boa reputação online, tem que ser muito verdadeiro e transparente. Então, vamos escolher bem nossos ideais e as pessoas que respondem aos nossos clientes. Afinal, hoje em dia, o acesso a informação é muito fácil e a marca pode até ser afetada por uma inverdade”, disse.

Fabiana Leite

  • A Revista Turismo Compartilhado cobre o ADIT Share 2018 a convite da ADIT Brasil

Veja mais fotos do evento em nosso Instagram: https://www.instagram.com/turismo_compartilhado/

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