Publicação desenvolvida pelo Ministério do Turismo reúne mais de 150 termos do setor de viagens, porém não há menções a timeshare, tempo compartilhada, turismo compartilhado, multipropriedade, cotas imobiliárias ou fractional


O Ministério do Turismo lançou recentemente o Glossário do Turismo, um guia online que compila as expressões publicadas pelo Ministério do Turismo e Embratur nos últimos 15 anos.

O material, produzido pela Coordenação Geral de Produtos Turísticos da Pasta, tem 48 páginas e já está disponível no ambiente online.  A ideia é que em breve também seja oferecida uma versão impressa da publicação que reúne mais de 150 termos relacionados ao setor de viagens e que traz, além das respectivas definições, referência bibliográficas.

“Queremos que esse documento sirva como referência para as áreas técnicas do MTur, Embratur e outras entidades na hora da formulação de pareceres técnicos ou projetos, permitindo que todos os envolvidos neste processo falem a mesma língua”, explicou o secretário Nacional de Qualificação e Promoção do Turismo, Bob Santos.

Propriedade Compartilhada

A não inclusão de termos relacionados ao segmento de propriedade compartilhada, como também de outros setores do turismo, se deve por não haver nada publicado oficialmente pelo Mtur em relação aos termos.

‘’Vale destacar que a presente publicação, fruto do trabalho da Coordenação-Geral de Produtos Turísticos do Departamento de Marketing e Apoio à Comercialização do Turismo e da colaboração de diferentes áreas do MTur e da Embratur, não tem, de modo algum, a pretensão de exaurir os termos utilizados no âmbito desses órgãos. Por se tratar de uma compilação, definições ainda não publicadas oficialmente pelos dois órgãos ou elaboradas por outras entidades, sem a contribuiçãodestes, não foram contempladas’’, diz a Apresentação do Guia.

A publicação pode ser visualizada neste Link.