Pioneira e líder em intercâmbio de férias, globalmente e no Brasil, companhia atua na economia colaborativa há 44 anos


Vivemos na era do compartilhamento. Em uma rápida análise é possível entender como a economia global vem se reinventando dentro do contexto colaborativo. Carros, bicicletas, barcos, helicópteros e, claro, imóveis entraram de vez para essa modalidade.

Esse assunto, tão em alta agora, é foco da RCI há mais de quatro décadas. Quando ainda este estilo de vida e comportamento engatinhavam nos Estados Unidos e na Europa e, praticamente, inexistia no Brasil, a RCI já promovia os valores e pilares de uma sociedade compartilhada.

O pioneirismo da RCI foi um divisor de águas no mercado local. Foi a partir da chegada da empresa no Brasil, há 26 anos, que os viajantes e turistas brasileiros tiveram acesso a propriedade compartilhada e descobriram um mundo de possibilidades e destinos por meio da RCI.

Especializada em Intercâmbio de férias, a RCI realiza cerca de 1,7 milhão de semanas de Intercâmbio de férias por ano mundo afora. Atualmente, no Brasil, são cerca de 150 mil pessoas beneficiadas com o modelo de Intercâmbio.

Importância para a hotelaria

Fabiana Leite

De acordo com Fabiana Leite, líder de Operações no Brasil, a RCI é uma formadora de opinião e molda o comportamento do viajante. “Ao longo desses anos, os serviços e produtos oferecidos pela RCI ao mercado, contribuíram e influenciaram o comportamento do viajante no que se refere à cultura de planejamento de férias, impactando o setor positivamente, de forma inteligente e sustentável”, diz.

A executiva tem razão. A ideia de aumentar a ocupação em empreendimentos hoteleiros e oferecer ao cliente final a possibilidade de conhecer e viajar para diferentes destinos e hotéis é uma roda positiva para a economia e para o turismo.

Outro fator que contribui para o sucesso da RCI como líder e pioneira no segmento é a busca pelo aumento do portfólio de empreendimentos afiliados e à qualidade dos serviços oferecidos ao sócio, procurando cercar-se sempre da excelência em boas práticas e parceiros. “Sempre que afiliamos um empreendimento ou que lhe oferecemos treinamento e acompanhamento para a melhoria da qualidade e a excelência no atendimento, contribuímos e presenciamos a evolução do setor”, ressalta a executiva.

Nos 26 anos atuando no Brasil, a RCI se mantém como líder e continua propondo novos inputs ao mercado. Prova disso são as Multipropriedades que conquistam o setor. A RCI faz parte de um grupo de trabalho, idealizado pelo Secovi-SP, para viabilizar o projeto de lei da Multipropriedade nº 54/2017, em tramitação na Câmara dos Deputados Federais. Já aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), o principal objetivo é esclarecer a natureza imobiliária dessa relação jurídica, o que contribuirá ainda mais para a expansão da indústria.

Ciente de seu papel disseminador e balizador no mercado e, principalmente, pioneiro, a RCI concebe eventos de conteúdo relevante que provocam o mercado a repensar e/ou construir novas formas de atuação nessa indústria.

Responsável pela concepção e realização do Top Seller Event, evento dedicado a vendedores, líderes de salas de vendas e pós-vendas, e do LASOS – Latin American Shared Ownership Summit – evento dedicado a empreendedores e incorporadores, a RCI mescla formação, capacitação, reciclagem e entretenimento em eventos.

A 6ª. Edição do Top Seller Event, que acontece nos dias 24 e 25 de outubro, no Costão do Santinho Resort Golf & Spa, reconhecerá profissionais de todo o Brasil que atuam na indústria da propriedade compartilhada, além de realizar painéis de debate e workshops que discutem tendências e novidades do setor. Nomes como Rodrigo Pimentel e Roberto Shinyashiki já estão confirmados.

Já o LASOS, o mais importante evento da indústria de propriedade compartilhada na América Latina, promovido pela RCI®, tem o objetivo de compartilhar experiências, tendências e conhecimentos. A edição deste ano terá como tema central “Experiências” e trará cerca de 40 palestrantes.

Além dos eventos próprios, a RCI contribui e patrocina os encontros em sinergia com a essência e posicionamento da empresa. É o caso dos eventos realizados pela ADIT Brasil, que todos os anos recebe o patrocínio da RCI.

Vantagens: timeshare e multipropriedade

O caminho para desmistificar e continuar o crescimento da indústria da propriedade compartilhada esclarecendo a dinâmica deste universo é um dos papéis da RCI. Quando se fala de timeshare, do ponto de vista do empreendedor, as vantagens são inúmeras.

Fidelização de clientes, um novo canal de distribuição, antecipação do fluxo de caixa com venda de diárias antecipadas, redução da ociosidade do empreendimento e a garantia de ocupação futura são alguns dos pontos que merecem destaque.

Por outro lado, o comprador tem o planejamento a seu favor e com isso, a garantia do valor das próximas férias, a isenção de aumento das tarifas hoteleiras, o uso da semana adquirida ou doação dessa semana para conceder a familiares e amigos e ainda a possibilidade de conhecer diversos destinos por meio do intercâmbio com a RCI.

Já na Multipropriedade, o empreendendor tem vantagens como o aumento da velocidade das vendas pelo valor da fração, a ampliação do universo de compradores, a geração de outros clientes (prospects) para diversos projetos e a possibilidade do Intercâmbio através da RCI.

Seja no timeshare ou na Multipropriedade, os sistemas possuem características e vantagens que se adequam a cada tipo de empreendimento e de público. Mas, tão importante quanto entender a diferença para ser assertivo na modalidade do produto/serviço, é contar com a RCI para viabilizar o sucesso do sistema de Intercâmbio de férias.

Empresa apresenta números positivos

Nos últimos anos, entre 2012 e 2017, houve um crescimento de 147% na entrada de novos sócios ao modelo de negócio, somente em 2017 apresentou crescimento de 13% em relação ao ano anterior. No outro lado da ponta, os números confirmam o bom momento da empresa e a confiança da retomada do setor. Nos últimos anos, a soma de empreendimentos afiliados à empresa cresceu cerca de 63%. Mesmo com a economia brasileira em recessão, em 2017, o crescimento foi de 8%. O ano de 2018 sinaliza a continuidade do crescimento com expectativas muito positivas.

“Nossa expertise de décadas neste mercado nos permite apresentar soluções vantajosas aos empreendimentos afiliados que, por consequência, alavancam a engrenagem do negócio. O sucesso de nossos parceiros é o sucesso da RCI – um ciclo próspero e de boas oportunidades para todos os lados envolvidos”, finaliza Fabiana.

Os números da gigante impressionam: 3,9 milhões de sócios ao redor do mundo e 4.300 resorts afiliados, em 110 países, nos seis continentes. Uma história de pioneirismo, liderança e, principalmente, solidez de uma empresa que há 44 anos dissemina a ideia de compartilhamento para crescer.

RCI por seus empreendimentos afiliados

Grupo Rio Quente Resort
Edson Cândido, Gerente Geral Vacation Ownership

“A hotelaria no Brasil possui padrões de ocupação muito específicos: alta ocupação durante as temporadas e muita ociosidade durante as baixas temporadas, que equivalem à maioria das semanas do ano. A decisão do Grupo Rio Quente de entrar no modelo de timeshare partiu da necessidade de equilibrar essa conta, garantir sustentabilidade e longevidade do negócio, e, principalmente, da necessidade de um modelo de fidelização dos clientes que pudessem retornar ao destino preferido e, ao mesmo tempo, ter flexibilidade para viajar para outros destinos, porém através de um sistema que o mantivesse fiel à sua base de origem e gerando receitas ao mesmo.

Somos pioneiros na implantação do modelo de timeshare no Brasil, completando, nesse ano, 20 anos de liderança do mercado com 31 mil famílias associadas aos quatro clubes de férias atualmente comercializados pelo grupo: Rio Quente Vacation Club, Costa do Sauípe Vacation Club, Hot Park Club e InCasa Residence Club.

Por meio do modelo de timeshare o grupo viu sua ocupação crescer gradativamente e, atualmente, o negócio representa 35% da ocupação de todo o complexo Rio Quente Resorts, com dois empreendimentos hoteleiros pensados para dar mais serviço e atendimento aos clientes do clube de férias.

Isso só foi possível com a parceria da RCI, líder mundial de intercâmbios de férias, que propicia ao Grupo Rio Quente atingir o objetivo de fidelização e, consequentemente, gerar mais receitas e mais crescimento do negócio, especialmente pelo fato de flexibilizar inúmeros destinos de férias como atrativo de conversão de clientes e de, no processo de intercâmbio mundial, trazer constantemente novos clientes ao resort durante todo o ano.”

Enotel Porto de Galinhas
Rogério Calado – Coordenador Geral do EVC

”Há 10 anos o Enotel Porto de Galinhas firmou a parceria com a RCI para o seu programa de férias Enotel Vacation Club. A RCI presta todo o suporte necessário na operação diária, junto a equipe do EVC para atender as necessidades dos associados do programa de férias e permitir revolucionar as experiências de viagens de milhões de pessoas, oferecendo a maior rede de empreendimentos do mundo. Outro fator importante é a capacitação profissional da nossa operação, através de treinamentos ministrados pelos executivos da RCI, criando sempre uma sinergia entre empresas em prol da excelência nos serviços prestados ao cliente final. O EVC-RCI atualmente representa cerca de 25% na ocupação do resort, complementando o modelo de negócio existente de sucesso, que são os clientes da hotelaria convencional, eventos, estética/saúde, spa.”

Beach Park
Felipe Lima, Diretor Vacation Club

“Criamos nosso Vacation Club há 12 anos e o resultado disso é uma base de 20.000 clientes fidelizados. Tudo isso só foi possível com a parceira com a RCI, que nos trouxe expertise de negócio e apoio para manter essa base satisfeita com a experiência do clube de férias.”

Grupo diRoma
Ricardo Gomes, Diretor de Projeto

“A RCI tem sido parceira do diRoma há quase dez anos. Desde que implantamos nosso Programa de Férias, o diRoma Vacation Club, temos recebido todo suporte necessário da RCI, fazendo do nosso projeto um dos maiores do país. A credibilidade que uma empresa líder em seu segmento traz ao nosso produto é a chave para o sucesso nas vendas. Seja através de treinamentos ou suporte aos colaboradores e gestores, a RCI está sempre presente em nosso projeto, sendo uma das grandes responsáveis pelas metas que conseguimos atingir. Já conhecendo na prática a força e credibilidade que o nome RCI traz, temos a total confiança de que podemos contar com ela em um dos nossos maiores desafios: a fidelização de clientes. Através do seu compromisso de excelência no atendimento ao cliente, a RCI tem sido um grande suporte, o que nos garante a possibilidade de ter clientes satisfeitos e, em consequência, fiéis. Além de todos esses benefícios para o projeto, ter a RCI como parceira tem sido excelente para nossa hotelaria, pois através do crescimento do diRoma Vacation Club, esse modelo de negócio possibilitou minimizar a sazonalidade de nossos hotéis, aumentar a ocupação anual média e a credibilidade dos hotéis afiliados através de reconhecimentos recebidos. Para o empreendedor, a RCI é parceira para todas as situações. Para os operadores, suporte e cliente final, a realização de sonhos de férias e satisfação com a empresa.”

GAV Resorts
Átila Gratão, Diretor de Operações e Novos Negócios

“A multipropriedade tem trazido excelentes resultados para a região Norte. 2017 foi um ano de crescimento em todos os sentidos: lançamento e conclusão da comercialização do Salinas Exclusive Resort e a abertura de uma nova sala em Manaus. Em 2018, o fator de maior relevância para o mercado está no início das operações hoteleiras do Salinas Park Resort. Tudo isso coloca esta região num lugar privilegiado do turismo mundial, o que deve repercutir em excelentes números no segmento. A parceria com a RCI fará com que os números, já positivos, cresçam ainda mais e rendam excelentes frutos para o turismo local. Ter os empreendimentos da GAV Resorts afiliados à RCI, que é líder em intercâmbios de férias no mundo, possibilita aos nossos clientes uma rede de férias incrível. Ou seja, estamos com os melhores e isso nos deixa felizes. ”

Prime Vacation – Ronaldo Fagundes, CEO

“A multipropriedade favorece muito a construção e modernização de empreendimentos hoteleiros. Além disso, o modelo de negócio contribui para a sazonalidade dos hotéis e resorts, incrementando a ocupação em todos os períodos do ano, o que acaba facilitando o gerenciamento de custos e receitas. Outro ponto importante é que a multipropriedade permite receitas adicionais, com a venda de produtos e serviços exclusivos para este público, além de incentivar o cliente a retornar diversas vezes ao destino. A RCI tem um papel muito importante na multipropriedade, flexibilizando o modelo de negócio. Com a RCI o proprietário da fração imobiliária pode conhecer outros destinos que não somente o de sua aquisição, levando ainda mais fluxo e auxiliando a sazonalidade de diversos empreendimentos ao redor do mundo.”