• Entrevista com Maria Cecília Zon Rody Rogério, diretora-presidente da Incortel


A Incortel, desenvolvedora dos empreendimentos de multipropriedade Wanderlust Experience Hotel e Carpe Diem, atua no mercado imobiliário e hoteleiro há mais de 36 anos, com mais de 2.800 unidades habitacionais entregues, atuando no desenvolvimento de 22 hotéis, sendo que 12 destes são frutos da incorporação da própria empresa.

Antes de investir no mercado de multipropriedade, a Incortel já atuava com condo-hotéis, em que desenvolveu empreendimentos para a Accor Hotels e, mais recentemente, para a rede americana Best Western. A diretora-presidente da empresa, Maria Cecília Zon Rody Rogério conta como foi ingressar no segmento de propriedade compartilhada e a visão da Incortel sobre esse mercado.


Maria Cecília Zon Rody Rogério

Por que a empresa decidiu investir no mercado de multipropriedade?
A Incortel teve grande parte da sua trajetória na hotelaria voltada para o mercado de condo-hotel, com empreendimentos direcionados a investidores objetivando apenas rendimentos financeiros. Para este tipo de produto, a atuação da empresa teve como foco as grandes capitais do país, especialmente o mercado carioca que foi beneficiado com as Olimpíadas e Copa do Mundo. Entendemos que a demanda de novos hotéis havia sido atendida nestas cidades, então partimos para a hotelaria de lazer e passamos a estudar a multipropriedade. Durante quase dois anos estivemos mergulhados nos estudos deste segmento, realizando visitas técnicas e participando de eventos, como o ADIT Share. Trata-se de uma forma inteligente e segura de investir em imóveis e ainda garantir o programa de férias da família brasileira.

Por que a Incortel defende que empreendimentos de multipropriedade tenham bandeiras hoteleiras?
Ao longo de nossa história de incorporações tivemos a oportunidade de estudar diversos “cases” de hotelaria. Ficou patente para nós, e isso é facilmente reconhecido por todos, que os empreendimentos hoteleiros com melhores avaliações dos hóspedes, com as melhores práticas de administração e manutenção patrimonial são justamente aqueles pertencentes a uma rede hoteleira. A bandeira a qual o hotel é afiliado irá permitir a melhoria contínua do empreendimento. Para nós isso é preocupação e respeito com o nosso cliente investidor. Afinal de contas, quem adquire uma fração imobiliária compra muito mais do que um imóvel, compra um “sonho”!
Através de vários programas de atualizações, o patrimônio do cliente será sempre mantido com qualidade, pois o hotel será vistoriado pelo menos uma vez ao ano. A força da marca é apoio fundamental nas vendas das semanas não utilizadas pelos proprietários. As melhores práticas hoteleiras do mundo são disseminadas para toda a rede. O mais importante é que o investimento numa bandeira hoteleira é pequeno diante dos benefícios trazidos para incorporadores e clientes/compradores e os custos mensais não impactam na taxa de condomínio.

Quais dificuldades que Incortel teve ao decidir investir em multipropriedade, o tipo de venda, a captação de clientes, o pós-vendas, o recebimento da carteira de recebíveis?
No início de nossos estudos, tudo era muito novo e surpreendente, mas ao longo do processo entendemos que buscar a satisfação do cliente deveria ser nossa principal meta. Foi atingindo este objetivo que reduzimos os níveis de inadimplência e cancelamentos. Outra grande ação foi o processo de aculturamento da equipe de captadores aos modos e costumes da cidade de Campos do Jordão. Respeitando os empresários e moradores da cidade e fazendo abordagens adequadas aos turistas.

O que o Wanderlust traz de novidades em relação ao Carpe Diem?
O Carpe Diem é um hotel boutique, com apenas 27 apartamentos, que propõe um serviço mais personalizado. O hotel foi pensado para valorizar os simples prazeres da vida que hoje são considerados como “luxo”: apreciar um bom vinho durante a leitura de um livro. Já o Wanderlust Experience Hotel é um hotel maior, com mais opções de lazer, e que traz um conceito de experimentação. Foi pensado para estimular a convivência e a troca de experiências entre os proprietários.

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