• Cássio Nardon, diretor executivo da BRShare, empresa especialista em Time Share, Fractional e Parques Aquáticos


Nosso ambiente de trabalho não é apenas uma fonte de indicadores de performance, sem vida, estanque, demonstrando perdas e ganhos, mas sim um lugar especialmente humanizado, vivo, em desenvolvimento, em busca de crescimento, onde a maioria de nós investe seu tempo e organiza sua vida, onde percebemos nossa individualidade e a tratamos respeitosamente, buscamos propósito para nosso dia a dia e influência sobre tudo que nos cerca.

É mais simples do que pode parecer, por que não mudar nosso olhar quanto ao trabalho? Trabalho é sim gratificante, edificante, é de lá que buscamos o crescimento como ser, é lá que convivemos com muita gente tão parecida e tão diferente, é lá que temos que buscar um propósito para o que fazemos diariamente.

Que tal sentir orgulho do que fazemos? Entender que a gratidão só faz bem, sermos gratos pelo que fazemos diariamente, pela oportunidade e saúde, pela diferença que nossa empresa pode fazer na vida de tantas pessoas, com integridade, justiça, transparência e credibilidade?

Ganhar dinheiro sim, mas ganhar a satisfação e o orgulho de pertencer a um local que ajuda as pessoas a serem mais felizes, a viajar, se divertir, criando experiências únicas com amigos e familiares, conhecendo novas culturas, ampliando os horizontes de tanta gente. Como seria bom se todos acordassem para esse sentimento, essa possibilidade.

As equipes seriam menos “eu” e mais “nós”, compaixão, empatia, respeito, integridade, orgulho… tanta coisa boa nesse ambiente construído por NÓS, onde a alegria de estar e de fazer parte é sincera. Dosar nossa ambição por um bem maior, trabalhar arduamente em busca do melhor de nós, fazer o possível de maneira que sejamos admirados, respeitados e reconhecidos pelo primor de nossas ações.

Como fico orgulhoso quando vejo o crescimento de tanta gente, seres humanos se tornando melhores, acreditando que fazemos a diferença, que onde quer que estejamos devemos nos esforçar para deixar ainda melhor, evoluindo profissionalmente e pessoalmente. Famílias se formando, conquistas nos orgulhando, melhoria da qualidade de vida por todos os lados. Sim, podemos e devemos fazer a diferença.

Uma simples pergunta pode nos levar a isso: Qual o propósito do que faço? Isto estando claro, entendendo o propósito maior, tudo se encaixa e a clareza passa a permear nosso objetivo. O “é apenas negócio” passa para outro nível, agora é negócio repleto de justiça por todos os lados.

Se um dia conseguirmos ter uma equipe unida nesse propósito, aí sim chegaremos ao clímax profissional. Nada de mentiras, gambiarras, omissões, inveja, ciúmes, miopia frente ao que fazemos, porque fazemos e quanto fazemos.

Para exemplificar esse sentimento tão bom, puxo três exemplos de pessoas que estão conosco e cresceram profissionalmente e pessoalmente, com várias conquistas bem comemoradas:

 

Dinorá Stracci iniciou como auxiliar administrativa, competente e interessada foi aprendendo tudo que podia. Com humildade buscava sanar suas dúvidas e aprender sempre, sob pressão sentiu (e sente) na pele o estresse da diretoria, dos clientes, dos funcionários, de todos. Cresceu, cresceu e hoje desempenha a função de Gerente Adm/Financeira do CTC Travel. Fácil? Não, muito suor e muitas lágrimas devem ter corrido em seus dia a dias, mas conquistou a confiança e o respeito de todos, trazendo orgulho aos empregadores.

 

 

 

 Tárcio Ferreira começou como auxiliar administrativo, logo virou supervisor administrativo e com muito empenho, em apenas alguns meses, foi promovido a gerente comercial de operação, no Blue Park Foz do Iguaçu. Interessado, decidido, esforçado e extremamente dedicado, sempre se mostrou pronto a ajudar e a aprender, tendo em vista não ter experiência no ramo. E seus planos são claros, o céu é o limite!

 

 

 

Ana Paula iniciou como captadora, obstinada sempre visou a sala de vendas e a oportunidade demorou a surgir. Ela desistiu? Não, entre altos e baixos continuou sua luta por uma oportunidade, até que esta surgiu e…. ela agarrou com tanta força que só cresceu. Hoje é uma fechadora (closer) de sucesso, sempre no topo do ranking do CTC Travel.

 

 

 

São apenas três exemplos de vários que poderia citar, de pessoas que entendem o propósito, que não desistem da empresa, que enxergam além, sob os ombros, sabem o quão grande podemos ser, mesmo sendo “pequenos em tamanho”. Quanto orgulho de nossas equipes!

  • Cássio Nardon é natural de São Paulo, Graduado em Hotelaria pela Universidade de Caxias do Sul/RS, pós-graduado em Ecoturismo, Educação e Interpretação Ambiental pela Universidade Federal de Lavras/MG e em Gestão Educacional pela Faculdade SENAC/SP. É tutor de Educação à Distância pelo SENAC Nacional, com ampla experiência em Educação Profissional, tendo atuado por mais de 15 anos no Sistema “S”, SESI, SENAI, SEBRAE e SENAC, onde foi diretor do SENAC Caldas Novas. Foi Palestrante e consultor empresarial por 10 anos, tendo concluído vários cursos de qualificação e extensão nas mais variadas áreas, com ênfase em Gestão, Turismo, Meio Ambiente, Vendas e Líder Coaching. Foi professor universitário nos cursos de Turismo e Administração da UNICALDAS/GO e Universidade Estadual de Goiás. Esteve na Gerência Geral de Hotéis de renome nacional e na última década se especializou na gestão e comercialização de Empreendimentos Turísticos no Sistema de Timeshare, Fractional (Cotas) e Parques Aquáticos/Temáticos.