Prime Vacation demostra como ter um departamento de marketing bem estruturado é importante para o negócio


O segmento de multipropriedade e timeshare é muito focado no marketing direto e ativo, através da captação de clientes, vendas de alto impacto e pós-vendas. Poucas empresas especializadas neste setor investem em um departamento de marketing estruturado, para desenvolver, de forma inteligente e assertiva, estratégias de alcançar clientes, seja no B2C ou B2B.

A Prime Vacation, empresa deste segmento, que atua com incorporação imobiliária, gestão de vendas e pós-vendas, compreendeu a necessidade de utilizar estrategicamente o marketing para o modelo de negócio e desenvolveu um departamento estruturado e especializado em propriedade compartilhada, contando com 15 profissionais: uma gerente, um coordenador, analistas para internet e redes sociais, analista de trade, analista de endomarketing e branding e designers.

”O marketing concentra a inteligência competitiva e estratégica da empresa, transmitindo-a de forma inteligente e criativa para alcançar os clientes, tornando-se o principal aliado para alavancar o crescimento, fidelizar clientes e atingir a rentabilidade do negócio”, explica a gerente de marketing da Prime Vacation, Andrea Lyra. ”É através do marketing que todos os públicos de interesse conhecem e reconhecem uma marca, produtos, serviços”.

Andrea Lyra salienta que o marketing da Prime Vacation foi desenvolvido para se envolver em todas as pontas do negócio, realizando análises de mercado e concorrentes, entendendo o perfil do consumidor, identificando riscos e possíveis crises para o negócio e auxiliando as equipes de vendas e pós-vendas na abordagem aos clientes.

Outro importante trabalho desenvolvido pelo Marketing da Prime Vacation é a geração de conteúdo, sobre os destinos, produtos e a própria empresa, para as redes sociais da marca, no Facebook, Instagram, Youtube e Linkedin.

Endomarketing
Para disseminar entre os colaboradores da Prime a cultura da multipropriedade, propósito, missão, visão e os valores da empresa, o departamento de marketing promove ações e campanhas de endomarketing.

A gerente de marketing enfatiza a importância de que os colaboradores tenham consciência do que significa o propósito da Prime Vacation – Realizar Sonhos, Criar Memórias, Aproximar Famílias – para que o trabalho desempenhado tenha um significado maior. ” ”Para que dia a dia, cada colaborador saiba o porquê trabalhamos com férias e acreditem no que fazemos”, diz Andrea Lyra.

E esse propósito e a cultura da empresa foram as inspirações para o novo escritório da Prime Vacation, como revela a gerente de marketing. ” O novo escritório remeterá ao propósito da empresa em todo o seu conceito criativo, trabalharemos com cores e elementos que nos auxiliem na disseminação da cultura. A nossa alegria, espírito de equipe e inovação serão transmitidos neste novo ambiente, onde estamos pensando no detalhe em cada item que irá compor o novo espaço”.

Marketing conversa com diferentes públicos

Empresas especializadas no segmento de propriedade compartilhada conversam tanto com clientes finais, que adquirem os produtos nas salas de vendas, e com o mercado, prospectando e fechando novos negócios. É essencial conhecer a linguagem e abordagem correta para os diferentes segmentos.

Andrea Lyra salienta que o marketing para a multipropriedade no B2B deve acompanhar as mudanças do mercado e velocidade dos consumidores, desenvolvendo novas estratégias. ”É mostrar que de forma planejada e estruturada o Marketing pode influenciar os resultados de uma empresa”.

Para o segmento B2C, a gerente de marketing ressalta que a primeira barreira é que propriedade compartilhada não é um negócio muito conhecido dos consumidores. ”Buscamos demostrar que estamos aqui para trabalhar por eles e para eles”.

Ela explica que o marketing define junto a equipe comercial quais ações serão realizadas para atrair clientes e como a equipe deve se comunicar durante a captação. O visual das salas de vendas e apartamentos decorados também é uma responsabilidade do marketing. ”Buscamos inovação e todos os materiais de altíssima qualidade, tudo para que o cliente se sinta dentro do empreendimento e saiba que acompanhará o andamento das obras mês a mês, sendo por materiais via redes sociais, seja por visitas presenciais, previamente agendadas”.

O marketing também desempenha importante papel no pós-vendas, ditando a linguagem da empresa e garantindo que os profissionais sigam tais diretrizes nos vários canais de comunicação: telefone, e-mail, Whatsapp ou redes sociais. ”É o marketing que vai junto ao pós-vendas definir a régua de relacionamento com os clientes, fidelizando-os e os mantendo na base”, finaliza Andrea.

 

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