SINDEPAT, ADIBRA e IAAPA, cumprem intensa agenda em Brasília junto ao Executivo e Legislativo na busca de soluções para o setor e reforçam a importância do segmento para o turismo e desenvolvimento do país


Na segunda e terça-feira (6 e 7), representantes do setor de Parques e Atrações Turísticas do Brasil e da América Latina cumpriram agenda de visitas e conversas junto a lideranças do Executivo e Legislativo nacional para reforçar a importância do segmento no desenvolvimento turístico do país.

A comitiva foi composta por integrantes do SINDEPAT, Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas, da ADIBRA, Associação das Empresas de Parques de Diversão do Brasil e do Subcomitê de Relações Governamentais da IAAPA, Associação Global da Indústria de Atrações, com representantes do México, Argentina, Peru.

Houve audiência com Ministro do Turismo e sua equipe técnica, além de encontros com os parlamentares Senador Izalci Lucas, presidente da CDR; Senador Eduardo Girão; Deputado Herculano Passos, Presidente da Frente Parlamentar de Turismo; Deputado Newton Cardoso Jr., presidente da CTUR e Deputada Magda Mofatto.

No discurso de todos os encontros foi destacada a importância dos parques e atrações como âncoras para o desenvolvimento do turismo de lazer, visto serem a motivação inicial do turista, ao lado dos atrativos naturais. E para que o setor consiga expandir os empreendimentos já existentes, bem como ser atraente para investidores internacionais, as pautas abordadas como gargalos no país também foram discutidas, como a isenção permanente de imposto de importação para equipamentos para parques, pleito que já segue em tramitação no Mercosul há dois anos; a necessidade de equalização da base de cobrança do PIS/COFINS sobre a receita dos parques e a importância de uma legislação específica para as Áreas de Especial Interesse Turístico. Representantes do México reforçaram a fundamental participação do poder público no sucesso do desenvolvimento de Cancun e consequentemente de seus respectivos empreendimentos. XCaret, por exemplo, um grupo que possui 7 parques na região mexicana, em 30 anos de crescimento, hoje emprega 7.500 pessoas, além de gerar 30.000 empregos indiretos. Além de desenvolvimento econômico, promove desenvolvimento social, comprando mais de 90% dos seus insumos de produtores locais.

Reunião com deputada Magda Mofatto

 E finalizando a pauta foi feito a todos o convite para o evento SINDEPAT Summit, em 21 e 22 de agosto, que ocorrerá em Brasília e reunirá gestores e operadores de parques e atrações, palestrantes dos mais variados temas e fornecedores nacionais e internacionais do segmento.

 “Ter a oportunidade de encontrar todas estas lideranças e falarmos, objetivamente, do quão grande podemos ser e o que está atrapalhando este crescimento, com a presença da ADIBRA e o apoio da IAAPA ao trazer cases e vivências internacionais, foi de extrema importância para o setor. Agora precisamos acompanhar os encaminhamentos conversados, junto a cada uma das instituições, e fazer o negócio acontecer. ”, celebra Murilo Pascoal, presidente do SINDEPAT.

Paulina Reyes, Vice Presidente da IAAPA para América Latina e Caribe, acredita que em breve os frutos das visitas começarão a ser colhidos: “Ficamos muito satisfeitos com a agenda cumprida. Nossa missão é dar apoio à indústria de atrações ao redor do mundo e contribuir para o seu desenvolvimento. Trabalhar com o SINDEPAT e a ADIBRA torna o setor mais forte e mostra o tamanho e impacto do mesmo na economia. ”

Reunião com deputado Newton Cardoso Jr

Reunião com deputado Herculano Passos

Reunião com senador Senador Izalci Lucas

Reunião com senador Eduardo Girão

Sobre o SINDEPAT: O SINDEPAT surgiu em 2003 como fruto da união dos principais parques temáticos e atrações turísticas do Brasil. Atualmente conta com 37 associados, incluindo parques, atrações turísticas e fornecedores, de nove Estados brasileiros.

Parques e Atrações associados: Alpen Park, Aparecida Partners, Aquário de São Paulo, AquaRio, Barretos Country, Beach Park, Beto Carrero World, Bondinho Pão de Açúcar, Cataratas do Iguaçú, DiRoma, Hot Beach, Hot Park, KidZania, Mabu Blue Park, Magic City, Mirabilandia, Mauricio de Sousa Produções, Mundo a Vapor, Paineiras-Corcovado, Playcenter Family, Playlands, Parque da Mônica, Parque Unipraias Camboriu, Praias Terrasol Itu, Snowland, Tauá Resorts, Trem do Corcovado, Unipraias Aparecida e Wet’n Wild.

Fonte: SINDEPAT

Please follow and like us: