Equipe AVIVA será formada por profissionais do Rio Quente e da Costa do Sauípe


Rio Quente realizou pela primeira vez uma competição interna para selecionar os melhores salva-vidas do complexo, que inclui o Hot Park, maior parque aquático da América Latina. Com os três primeiros colocados da seletiva de Rio Quente e os selecionados da Costa do Sauípe, a AVIVA montará o time que competirá na etapa nacional, no dia 30 de maio, em um parque aquático no interior de São Paulo.

A competição interna contou com a participação dos 97 profissionais do Rio Quente, teve sete etapas e cobrou as exigências mínimas para aprovação no curso de formação de Guarda-vidas, NT16/2017.

COMPETIÇÃO INTERNA

A 1º fase foi composta por quatro etapas: Correr 200m em até 45 segundos; Apneia Dinâmica de 25m; Nadar 50m com a cabeça acima da água em menos de 01 (um) minuto, e Nadar 200m em até 5 minutos. Na 2º fase, em no máximo 2 minutos, os guarda-vidas tiveram que executar com o uso do flutuador um mergulho pranchado ou em pé na horizontal, nadar 15 metros nado aproximação, executar a abordagem e a pegada de uma vítima, rebocá-la por mais 15 metros usando uma técnica adequada de reboque, sair da piscina sem o auxílio de escadas e retirá-la da água.

Já 3º fase exigiu que os profissionais demonstrassem manuseio sobre os equipamentos básicos de ventilação: Cilindro portátil de oxigênio, Manômetro com válvula redutora, fluxômetro, máscara facial/oro-nasal, Luvas de procedimento descartáveis para proteção individual; Ressuscitador cardiopulmonar. Para finalizar, foi preciso executar, fora d’água, manobras adequadas de primeiros socorros para casos de afogamento, incluindo atividade de ressuscitação cardiopulmonar – RCP, conforme cenário proposto pelos avaliadores.

Os três primeiros colocados viajarão para a Costa do Sauípe para se unirem aos competidores da Bahia. Os guarda-vidas do time AVIVA treinarão juntos antes de embarcarem para a competição marcada para o dia 30 de maio, no Wet’n Wild, em São Paulo.